Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Ja foram 3 acidentes do trabalho na construção civil graves inclusive com morte, isso que foi divulgado na midia até onde vamos?

Máquina tombou enquanto abria um buraco na Av. 28 de março. Um operário se feriu na tarde desta sexta-feira (22/04) quando trabalhava numa obra da concessionária do serviço de abastecimento de água de Campos. O acidente aconteceu por volta das 15h, na Avenida 28 de Março, no Centro. Uma retroescavadeira tombou quando abria um buraco no asfalto.

O tratorista foi atingido nas pernas por uma peça do equipamento e teve que ser levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Ele teve uma fratura na perna e permanece em observação.

Diante desta matéria publicada no Site Ururau, o Blog A Mosca Azul  contactou a enfermeira Juliana S. M. de Carvalho, para esclarecer se foi, ou não um Acidente de Trabalho:

_ “O acidente supracitado acima é considerado um acidente de trabalho pois  ocorreu pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador da Concessionária de Águas,  provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho, conforme cita a Lei.

O acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo. Ao atendimento no Hospital Ferreira Machado, deve ser feito de imediato a CAT.

Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando ao se verificar nexo técnico, elencada na Classificação Internacional de Doenças (CID)."

Dra. Juliana S. M. de Carvalho, Enfermeira formada pela UNIFESO, pós graduanda em Enfermagem do Trabalho, ex Diretora do CEREST(Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), membro titular do Conselho de  Saúde do Trabalhador, Formada em Sustentabilidade do Cidadão, pela FGV.  Sob Coren: 178909 e Especialista em Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

 Siga no Twitter: www.twitter.com/AMoscaAzul

Nenhum comentário:

Postar um comentário